50亿美元非洲能源银行开始运营
2月10日,安哥拉媒体报道。非洲能源银行计划于2025年开始运营,资本为50亿美元,旨在提供融资解决方案,满足非洲日益增长的能源需求。
非洲能源银行的成立是非洲进出口银行与总部位于尼日利亚的非洲石油生产者组织(APPO)合作的成果。
非洲石油生产者组织的任务是为非洲大陆的石油和天然气项目提供融资,这些项目面临310亿美元至500亿美元的能源融资缺口。
非洲进出口银行副行长丹尼斯·德尼亚解释说,响应成立非洲能源银行倡议的每个非洲国家将出资8300万美元,总额达15亿美元。
非洲进出口银行和非洲石油生产者组织将提供等额资金,共同出资30亿美元。
剩余的20亿美元预计将从其他投资者那里筹集,包括中东国家主权财富基金。
目前,非洲有6亿多人口没有用上电力,而非洲获得的能源投资不到全球的3%。这个新机构的出现是为了满足非洲大陆能源领域的投资需求。
德尼亚称,非洲进出口银行正在与南非和安哥拉等国家进行谈判,这些国家已表示有兴趣支持该新组织的项目。
Banco Africano de Energia inicia operações com capital de 5 mil milhões USD
O Banco Africano de Energia iniciará suas operações em 2025, com um capital de 5 bilhões de dólares, com o objectivo de fornecer soluções de financiamento para atender às crescentes necessidades energéticas de África. A criação do banco resulta da parceria entre o Afreximbank e a Organização Africana de Produtores de Petróleo (APPO), com sede na Nigéria.
A organização terá como missão financiar projectos de petróleo e gás no continente, que enfrentam uma lacuna de financiamento energético entre 31 e 50 mil milhões USD.
O vice-presidente do Afreximbank, Denys Denya, explicou que cada País africano membro da iniciativa contribuirá com 83 milhões USD, somando 1,5 mil milhões USD. O Afreximbank e a APPO irão igualar a quantia, com a contribuição conjunta de 3 mil milhões USD.
Os 2 mil milhões restantes deverão ser captados de outros investidores, incluindo fundos soberanos do Médio Oriente.
Actualmente, África, onde mais de 600 milhões de pessoas vivem sem acesso à electricidade, recebe menos de 3% do investimento mundial em energia. A nova instituição surge como resposta à necessidade de investimento no sector energético do continente. Denya afirmou que o Afreximbank está em conversações com Países como a África do Sul e Angola, que demonstraram interesse em apoiar os projectos da nova organização.
欢迎扫码加作者微信,信息咨询,交流投资,加读者群。