触目惊心,安哥拉国务部长当场怒斥!

文摘   社会   2024-09-05 00:14   甘肃  
‍‍‍

奥特莱斯时尚中心-余量旺铺招商冲刺阶段!

招商电话:925007922 /925492553

 以上为推广信息

2024/09/04/LuandaOnline(Since2017)


安哥拉北部走私猖獗

JA Online04/09/2024  

鉴于扎伊尔边境地区燃料走私极为猖獗,安哥拉国务部长兼总统军办主任率队检查,怒斥军方、警方和各级政府官员参与走私燃料的不法行为。


周二,在多部门委员会会议结束时,安哥拉国务部长兼总统军办主任弗朗西斯科-富尔塔多(Francisco Furtado)在索约谴责政府官员、军官、警官和其他地方行政官员和传统当局参与燃料走私。扎伊尔省的燃料走私量占全国边境城市登记的走私量的52.4%。

国务部长说,在北部地区即扎伊尔省和卡宾达省之间,约有80%的燃油走私活动。扎伊尔省治安部队每月正式收缴的燃油量约为60万至70万升。“这不仅对国民经济,而且对国家本身的安全都造成了严重影响。”

当被问及走私者或贩运者是否得到了国防和安全部队高级成员的保护时,共和国总统军事办公室主任说,已经发现了一些涉及军官、警官、传统当局、市级和省级行政当局工作人员的案件。

关于制裁问题,他说燃料走私者将受到与钻石开采者相同的制裁,80多人被通报,其中包括安哥拉武装部队和国家警察成员,他们失去了职位和职务,正在接受法院审判。

Francisco Furtado说,扎伊尔省有太多加油站。向某些在扎伊尔销售燃料的实体发放许可证的程序已大大放宽。

国务部长还说,加油站的经销商缺乏忠诚度,他们中的许多人不仅向该省供应燃料,还专营自己的(走私)生意。他说道:“我们来到这里(扎伊尔),有时没有燃料给车辆加油,但每天都有燃料在边境被没收。”

Francisco Furtado指出,控制向扎伊尔和其他省份运送燃料的油罐车供应中心是解决这一问题的先决条件之一。Kimbumba码头不仅助长了燃料走私,还助长了各种货物和食品的走私。

规范Kimbumba码头的活动

据Francisco Furtado称,已建议财政部、交通部和内政部开展一项研究,以在 30 天内确定如何规范Kimbumba码头的非法活动。

他调,有必要为索约海运客货码头提供先进的运输工具,以便在索约和卡宾达之间运送人员和货物。他说:“随着这项措施的实施,我们将有能力确保Kimbumba河码头不再成为索约和整个扎伊尔省的问题。”

Francisco Furtado承认索约市有能力通过海运接收燃料,并从此更好地控制接收燃料的对象,结束目前的状况。

在索约市考察期间,Francisco Furtado率领的代表团参观了Kimbumba河流码头。代表团成员包括内政部长 Eugénio Laborinho、负责保护战略目标的国务秘书 Lúcio do Amaral 以及武装部队和国家警察的高级成员。


Generais e comissários envolvidos no contrabando de combustíveis

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República denunciou, terça-feira, no Soyo, o envolvimento de governantes, oficiais generais, comissários e de outros níveis, autoridades tradicionais e administrativas no contrabando de combustíveis.04/09/2024  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 07H37

Durante a sua estada no Soyo, Francisco Furtado visitou o terminal fluvial de Kimbumba © Fotografia por: Adolfo Dumbo | Edições Novembro | Soyo

Francisco Furtado, que falava no final de uma reunião da comissão multissectorial, disse que a província do Zaire representa 52,4 por cento do contrabando de combustível registado nos municípios fronteiriços do país.

Na região Norte, entre as províncias do Zaire e de Cabinda, passa cerca de 80 por cento de contrabando de combustível, disse o ministro de Estado, revelando que o volume recolhido oficialmente pelas forças da ordem na província do Zaire ronda entre 600 e 700 mil litros de combustível por mês. "Isto cria situações graves não só para a economia nacional, mas para a própria a segurança do país”, ressaltou.

Questionado sobre se os contrabandistas ou traficantes têm a protecção de altas patentes das forças de defesa e segurança, o chefe da Casa Militar do Presidente da República disse estarem identificados alguns casos do envolvimento de governantes, antigos governantes, oficiais generais, comissários, oficiais de outros níveis, autoridades tradicionais, autoridades administrativas municipais e provinciais.

Relativamente às sanções, referiu que aos contrabandistas de combustíveis vai acontecer o mesmo que aconteceu com os indivíduos envolvidos no garimpo de diamantes, em que mais de 80 pessoas foram notificadas, entre os quais efectivos das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, que perderam os cargos e postos e estão a ser julgados pelos tribunais.

Francisco Furtado considerou que, na província do Zaire, há postos a mais de abastecimento de combustível. O processo de atribuição de licenças a certas entidades que praticam a actividade de comercialização de combustível no Zaire foi muito liberalizado, acrescentou.

O ministro de Estado disse haver, igualmente, falta de lealdade da parte dos concessionários de postos de combustíveis, revelando que boa parte dedica a sua actividade não apenas para fornecer o combustível à província. "Chegamos aqui (no Zaire) e há momentos que não há combustível para abastecer as viaturas, mas todos os dias o combustível está a ser apreendido nas fronteiras”, lamentou.

Francisco Furtado apontou como um dos pressupostos para combater o mal, o controlo do centro de abastecimento dos camiões cisternas que transportam os combustíveis para o Zaire e outras províncias.

O terminal de Kimbumba, disse, tem contribuído para a prática de contrabando não só de combustíveis, mas também de mercadorias e bens alimentares diversos.

Regularização da actividade em Kimbumba

Segundo o governante, um estudo foi recomendado aos departamentos ministeriais das Finanças, Transportes e do Interior para, num prazo de 30 dias, determinar a forma para regularizar a actividade ilegal que se pratica no terminal de Kimbumba.

Francisco Furtado realçou a necessidade de potenciar o Terminal Marítimo de Carga e Passageiros do Soyo com meios sofisticados para realizar o transporte de pessoas e mercadorias entre o Soyo e Cabinda. "Com a implementação dessa medida, estaremos em condições para que o terminal fluvial de Kimbumba deixe de constituir problema para o Soyo e para província do Zaire, em geral”, adiantou.

O chefe da Casa Militar do Presidente da República reconheceu que o município do Soyo tem capacidade para receber combustível por via marítima e a partir desse ponto controlar melhor quem deve receber o combustível e acabar com a situação que se verifica.

Durante a sua estada no município do Soyo, a delegação chefiada por Francisco Furtado visitou o terminal fluvial de Kimbumba. Integraram a comitiva o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, o secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos, Lúcio do Amaral, e altas patentes das Forças Armadas e da Polícia Nacional.

了解安哥拉最新资讯

请关注


 以下为推广信息:

安哥拉那些事儿
发生在安哥拉的各种事儿
 最新文章