伊科洛和本戈省省府市府领导名单
1月6日,安哥拉媒体报道。安哥拉政府伊科洛和本戈省省长任命省府和市府领导。
省政府卫生厅厅长Carla Graciela Fortes
省政府教育厅厅长Joaquim Cabral
省政府社会事务、家庭和性别平等厅厅长Isabel Vesse-Vesse Salomão
省政府社区服务、废物回收和环境厅厅长Jorge Zua Mondo
省政府农业、畜牧业和农业厅厅长JoséManuel de Castro
省政府运输、交通和城市交通厅厅长Júlio António Azevedo
省政府规划厅厅长José Joaquim Manuel
省政府民事登记厅厅长João Helmano Adriano
省长办公室主任Amélia Clementino da Rosa Tavares
省政府总秘书长Délcio Ribeiro Pedro
省政府人事厅厅长Mário António
省政府司法厅厅长Hugueth de Carvalho Pacavira
省政府社会宣传厅厅长Francisco Lima Victoriano
Cabiri市市长Isabel Kudiqueba dos Santos
Calumbo 市市长Niria Marques
Bom Jesus 市市长Francisco Tchipilica
Sequele 市市长Adão Pacheco
Cabo Ledo市市长Clementina António Palma
Catete市市长Anderson Pedro
Trata-se de 13 directores provinciais, administradores municipais e de comunas, e membros do gabinete do governador provincial, Auzílio Jacob, nomeados por despacho, na sequência da promoção daquele território à província, no quadro da Nova Divisão Político-Administrativa.
De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete Provincial de Comunicação Social de Icolo e Bengo, foram nomeados os directores provinciais da Saúde, da Educação, da Acção Social, Família e Igualdade de Género, do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, da Agricultura, Pecuária e Pescas, dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, e dos Registos.
Por conveniência de serviço, os referidos cargos vão ser ocupados por Carla Graciela Fortes, Joaquim Cabral, Isabel Vesse-Vesse Salomão, Jorge Zua Mondo, José Manuel de Castro, Júlio António Azevedo, José Joaquim Manuel, e João Helmano Adriano, respectivamente.
Foram igualmente nomeados Amélia Clementino da Rosa Tavares para directora do gabinete do governador, Délcio Ribeiro Pedro, secretário-geral do Governo Provincial de Icolo e Bengo, enquanto Mário António vai dirigir os Recursos Humanos, Hugueth de Carvalho Pacavira foi chamada para responder pela Direcção Jurídica e Intercâmbio e Francisco Lima Victoriano foi indicado para gerir a Comunicação Social.
Administrações municipais
Num outro despacho a que este jornal teve acesso, o governador provincial de Icolo e Bengo nomeou os administradores de seis dos sete municípios, faltando o da Quiçama.
Neste contexto, foram indicados Isabel Kudiqueba dos Santos para administradora de Cabiri, Niria Marques, de Calumbo, Francisco Tchipilica, de Bom Jesus, e Adão Pacheco, do Sequele.
Num outro documento, os administradores da comuna do Cabo Ledo, Clementina António Palma, e do distrito de Catete, Anderson Pedro, foram promovidos a administradores municipais, enquanto os administradores das demais comunas se mantêm nos cargos até novas propostas.
Antes, Isabel Kudiqueba dos Santos foi exonerada do cargo de administradora do município de Icolo e Bengo, Niria Marques, da Quiçama, e Francisco Tchipilica, do Sequele.
Foram igualmente indicados três assessores do Gabinete do Governador Provincial.
De referir que a província de Icolo e Bengo surgiu da criação da Nova Divisão Político-Administrativa (DPA),tendo criado outras duas unidades territoriais, nomeadamente Moxico-Leste e Cuando, como resultado da divisão, respectivamente, de Luanda, Moxico e Cuando Cubango.
Com sede no município de Catete, a província de Icolo e Bengo tem sete municípios e 11 comunas.
O primeiro governador da recém-criada província de Icolo e Bengo, Auzílio de Oliveira Jacob, foi apresentado em Dezembro à população, na vila de Catete, sede capital da nova unidade territorial.